Portugal Hunt
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

+5
JoAo_SaNtOs
Jmendes
brunogomes
David Martins
SPEEDS
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  SPEEDS Ter Out 09, 2012 11:03 pm

Boa noite amigos...

Gostava de saber as vossas opiniões sobre este tema. Acham mesmo que um chamariz, tirando os gravadores electonicos, e dando importancia só aos chamarizes manuais, os de Fole ou os de Parafuso, acham que isso chama mesmo a atenção dos Tordos?

Tenho tido alguns bons resultados em assobio, chamando-os eu com assobio mas não é sempre, ha dias, por exemplo dias escuros, em que a visibilidade deles parece que aumenta e quando assobio noto que alguns desviam-se de rota.

SPEEDS
SPEEDS
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  David Martins Ter Out 09, 2012 11:17 pm

Acho que depende do sitio onde estamos, mas regra geral acho que os apitos de fole e o parafuso chamam bem os tordos e fazem-nos poisar ou mudar de passagem. Reparo que cada vez mais se ouve musicas de tordos no telemovel...

David Martins

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 40
Localização : Alcochete/Montachique

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  brunogomes Qua Out 10, 2012 9:37 am

Não sou contra o uso dos de fole, chapa ou parafuso , se nos patos é possivel , porque nos tordos não? já os aparelhos totalmente contra para qualquer espécie.
Dá bem para os chamar de boca , há muito artista nessa arte e por vezes melhor que qualquer apito .

brunogomes

Mensagens : 549
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 42
Localização : Feijó

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  Jmendes Qua Out 10, 2012 9:53 am

Os de fole como temos que agarrar neles com a mão não me dão jeito mas os redondos de por na boca, sabendo trabalhar com eles, resultam e também não vejo o porquê de não se poderem usar. Claro que os electrónicos são os mais eficazes mas também concordo que devem ser proibidos. Ficam em desvantagem os tordos e os caçadores das portas ao lado, que não o usem.

Jmendes

Mensagens : 577
Data de inscrição : 16/09/2012
Idade : 44
Localização : Caparica/Fundão

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  JoAo_SaNtOs Qua Out 10, 2012 10:46 am

Sinceramente, penso que todo o chamariz, que de certa forma dependa da aptidão do utilizador para atrair a caça deveria ser permitido.

Ao fim ao cabo, estamos a falar de um elemento que se for mal utilizado até espanta a caça.

Já vi muita gente usar chamariz de boca para os tordos e espantar mais do que atrair.

Eu pessoalmente, uso-o e desenvolvi uma técnica que aprendi ao longo dos anos (4/5 anos em treinos intensivos)... affraid
Ainda não está perfeita, mas consigo alguns resultados.

A vantagem é que temos sempre as mãos livres e se vier alguém para chatear, no limite come-se um bocado de metal... lol!

Os Espanhóis e Italianos, estão muito desenvolvidos nesta arte.

Vão ao youtube e pesquisem por " watch?v=uTHUeU7bUng ".

Desculpem ser assim, mas não tenho "autorização" para pôr links directos. Sr. Moderador...veja lá esta questão sff.

Abraço

JoAo_SaNtOs
JoAo_SaNtOs

Mensagens : 43
Data de inscrição : 08/10/2012
Idade : 40
Localização : Luanda/Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  brunogomes Qua Out 10, 2012 10:54 am

Os de boca são sem duvida os mais faceis de utilizar , já vi um sr com um de fole pendurado no colete que ao querer encarar a arma disparou sem querer.
Concordo contigo João as vezes assustam mais do que atrai , também fiz uns treinos intensivos na chapinha ao ponto de elouquecer a minha mãe lol.
Um dia destes fazemos um concurso do assobio Laughing

brunogomes

Mensagens : 549
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 42
Localização : Feijó

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  JoAo_SaNtOs Qua Out 10, 2012 11:04 am

brunogomes escreveu:Os de boca são sem duvida os mais faceis de utilizar , já vi um sr com um de fole pendurado no colete que ao querer encarar a arma disparou sem querer.
Concordo contigo João as vezes assustam mais do que atrai , também fiz uns treinos intensivos na chapinha ao ponto de elouquecer a minha mãe lol.
Um dia destes fazemos um concurso do assobio Laughing

Com ou sem "chapinha" ? Vai lá das duas maneiras... cheers
JoAo_SaNtOs
JoAo_SaNtOs

Mensagens : 43
Data de inscrição : 08/10/2012
Idade : 40
Localização : Luanda/Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  brunogomes Qua Out 10, 2012 11:13 am

Vai das duas maneiras ahahahah

brunogomes

Mensagens : 549
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 42
Localização : Feijó

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  João de Deus Qua Out 10, 2012 9:07 pm



Nos tempos em que haviam muitos Tordos,(ou estavam mais concentrados porque haviam menos olivais),quase não era preciso chamá-los,mas tambem usei....eram os de fole a que eu o tirava e ficava só com a peça metalica na boca.
Como todas as caças de chamariz,o saber usá-lo é essencial....mas não tipo equação,porque as tecnicas variam com varios factores como luminosidade do dia ,temperatura,e outros factores que desconheço...LOLO..mas acima de tudo,o que é importante é a distancia a que se tem de parar de chamar logo que se note que vêem ao chamamento....e é dessa distancia para cá, que eles se espantam se se continuar a chamar......portanto é melhor parar de chamar antes...
Tenho casos,e toda a gente tem, nos tordos de chamar tordos altos, e sem tornar a chamá-los eles aterrarem na minha oliveira....é impressionante como eles fixam o lugar do chamamento mesmo indo altos e de passagem....
Tambem isso de os chamar depois de eles quebrarem a asa é disparate....isto acontece com todos os chamarizes...com pombos e com patos...depois de quebrarem a asa em nossa direcção é estar caladinho e quietinho até sacar da arma.

saudações

João de Deus

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  Salgado Qua Out 10, 2012 9:22 pm

João de Deus escreveu:

Nos tempos em que haviam muitos Tordos,(ou estavam mais concentrados porque haviam menos olivais),quase não era preciso chamá-los,mas tambem usei....eram os de fole a que eu o tirava e ficava só com a peça metalica na boca.
Como todas as caças de chamariz,o saber usá-lo é essencial....mas não tipo equação,porque as tecnicas variam com varios factores como luminosidade do dia ,temperatura,e outros factores que desconheço...LOLO..mas acima de tudo,o que é importante é a distancia a que se tem de parar de chamar logo que se note que vêem ao chamamento....e é dessa distancia para cá, que eles se espantam se se continuar a chamar......portanto é melhor parar de chamar antes...
Tenho casos,e toda a gente tem, nos tordos de chamar tordos altos, e sem tornar a chamá-los eles aterrarem na minha oliveira....é impressionante como eles fixam o lugar do chamamento mesmo indo altos e de passagem....
Tambem isso de os chamar depois de eles quebrarem a asa é disparate....isto acontece com todos os chamarizes...com pombos e com patos...depois de quebrarem a asa em nossa direcção é estar caladinho e quietinho até sacar da arma.

saudações

Cá esta um relato de quem percebe da poda...

Para um principiante na caça aos patos qual o tipo de chamariz que aconselham dos de fole ou apito?

Salgado

Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 41
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  SPEEDS Qua Out 10, 2012 9:26 pm

Ha uns anos usava as vezes um apito que tinha um parafuso roscado num bloco de madeira, a força de pressao a apertar fazia o som caracteristico do tordo.
Com o passar do tempo começei a atrai-los a assobio, fui melhorando, melhorando e tenho certas manhãs que...parecem abelhas a se jogar a mim.

Acho que, os electronicos deviam ser mesmo proibidos e quem apanhado levar coimas altissimas. Os outros, que dependem do desempenho de quem o utilizo, acho que devia ser permitidos.
SPEEDS
SPEEDS
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  João de Deus Qua Out 10, 2012 9:34 pm



Sem qualquer duvida para os Patos os de fole são os melhore porque a pressão do fole começa fraca, fica forte, e depois acaba fraca. e é assim que os pulmões trabalham,os dos Patos como são pequenos como o fole o tempo de actuação é semelhante...(subida e descida da pressão)....com os nosso pulmões a pressão é maior e mais porlongada....mas claro...um artista a chamar é um Artista e para estes as coisas são sempre simples e tudo funciona bem...LOL


saudações

João de Deus

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  brunogomes Qui Out 11, 2012 9:48 am

Nos tordos lá me vou ajeitando , mas os patos esses são a minha perdição e este anos faz fiz quebrar alguns de boca que quase entraram pelo abrigo a dentro sem duvida que o melhor apito é o de fole . mas tem de ser bem trabalhado é como o JDeus referiu e bem cheers

brunogomes

Mensagens : 549
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 42
Localização : Feijó

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  girafa Qui Out 11, 2012 9:06 pm

Nunca usei chamariz aos tordos... de vez em qdo lá se engana algum com o assobio.

girafa

Mensagens : 83
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 42
Localização : Pinhal Novo

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  SPEEDS Qui Out 11, 2012 9:30 pm

Parece que ja se vem por ai alguns...
E agora? Começa a tremedeira...
SPEEDS
SPEEDS
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  Huntermota Seg Out 15, 2012 11:48 am

A pergunta que faço é se é permitido o uso de chamariz de boca ou de fole para atrair os tordos?
Sempre tive a ideia que são proibidos por lei.
Huntermota
Huntermota

Mensagens : 8
Data de inscrição : 15/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  brunogomes Seg Out 15, 2012 12:09 pm

A tua ideia é correta , é proibido o apito.

brunogomes

Mensagens : 549
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 42
Localização : Feijó

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  SPEEDS Seg Out 15, 2012 11:58 pm

CAPÍTULO VI - Exercício da caça

SECÇÃO IV - Auxiliares e meios de caça

----------

Artigo 78.º - Negaças e chamarizes




1 — Só é permitido utilizar negaças na caça aos pombos e aos patos e chamarizes na caça aos patos, à raposa e ao saca-rabos.
2 — Durante o exercício venatório, é proibida a utilização ou a detenção de aparelhos que emitam ultra-sons e ainda dos que, funcionando por bateria ou pilhas, tenham por efeito atrair as espécies cinegéticas, bem como o uso de negaças que sejam animais cegos ou mutilados.


Sinceramente tenho serias dúvidas, se os de Fole não são autorizados.
Mas... irei me aprofundar melhor.

SPEEDS
SPEEDS
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  brunogomes Ter Out 16, 2012 9:22 am

È um pau de dois bicos e tenho a certeza que os agentes do SPNA não sabem responder a isso Shocked

brunogomes

Mensagens : 549
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 42
Localização : Feijó

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  Salgado Ter Out 16, 2012 10:00 am

É como muitas outras leis, depende da forma como a interpretamos.
Neste caso, é claro como agua, os apitos, nem são aparelhos nem levam pilhas...
Mas ainda no ano passado um primo meu transportava uma espingarda desmontada e sem cadeado e a BT numa operação stop mandou-o abrir a mala do carro, quando viram lá o estojo de uma arma foi logo o cabo dos trabalhos, não tinham conhecimento da lei mas diziam que ele não a podia transportar, felizmente as coisas correram bem, mas foi o bastante para já chegar tarde ao trabalho...

Salgado

Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 41
Localização : Guimarães

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  Huntermota Ter Out 16, 2012 6:54 pm

Acabei de enviar um pedido de esclarecimento á entidade competente DGRF sobre a utilização dos apitos e chamariz de fole.
Vamos ver se se dão ao trabalho de responder...
Huntermota
Huntermota

Mensagens : 8
Data de inscrição : 15/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  SPEEDS Qua Out 17, 2012 12:33 am

Boa iniciativa Very Happy .

Ficaremos a aguardar a resposta...
SPEEDS
SPEEDS
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  Huntermota Qua Out 17, 2012 11:53 am

A resposta foi dada em tempo record Laughing
À minha pergunta se era permitido a utilização em acto venatório o chamariz de boca ou de fole responderam-me o seguinte.
Passo a citar: Em resposta à sua pergunta, temos a informar que não é permitido a utilização de qualquer tipo de chamariz na caça aos tordos.
Huntermota
Huntermota

Mensagens : 8
Data de inscrição : 15/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  brunogomes Qua Out 17, 2012 11:58 am

Só mesmo de assobio .... thii thii thii lá vai ele por cima cheers venham eles as carradas para encher o campo de alegria

brunogomes

Mensagens : 549
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 42
Localização : Feijó

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  Jmendes Qua Out 17, 2012 12:19 pm

Sergio devias de perguntar também onde é que se metam as pilhas ou se troca o chip no fole. Nem a merd@ das leis que escrevem sabem interpretar Mad

Jmendes

Mensagens : 577
Data de inscrição : 16/09/2012
Idade : 44
Localização : Caparica/Fundão

Ir para o topo Ir para baixo

O uso de chamarizes na caça aos Tordos. Empty Re: O uso de chamarizes na caça aos Tordos.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos