Portugal Hunt
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Javalis na Arrábida

2 participantes

Ir para baixo

Javalis na Arrábida Empty Javalis na Arrábida

Mensagem  João Gil Seg Jul 29, 2013 9:50 am

A invasão dos javalis

Extinta há décadas, a espécie voltou em força à Arrábida. Deixam um rasto de prejuízos e de sustos.


Andassem os javalis pelas encostas desabitadas da serra da Arrábida e talvez mais pessoas partilhassem a opinião de Eduardo Deitado, 69 anos, residente na Aldeia Grande. "Os javalis têm aparecido na quinta onde eu trabalho. Procuram a água do sistema de rega e não têm feito grandes estragos. São animais selvagens, temos de viver com eles."

O problema é quando os bichos se chegam aos homens, insensíveis aos perigos de estradas municipais e nacionais, para se banquetearem das bolotas que brotam da meia dúzia de sobreiros de um parque urbano.

Foi o que aconteceu em Vila Nogueira de Azeitão há duas semanas. "Vieram duas noites seguidas, escavaram à volta das árvores e destruíram o relvado em redor das árvores. Há casas ali a poucos metros. Já entram dentro da povoação, estamos perante uma praga de javalis." Celestina Neves, presidente da Junta de Freguesia de São Lourenço – a maior das que ficam na zona do Parque Natural da Arrábida – conta que "desde há dois anos que o problema se tem vindo a agravar". "Tenho recebido queixas de danos em propriedades e os animais estão a pôr em risco a flora única da serra." Há meses, o encontro imediato entre um carro e um javali em plena Estrada Nacional 10 – no troço entre Azeitão e Setúbal – teve um desfecho pouco simpático: muita chapa amolgada, um animal ferido e uma condutora em estado de choque. Cresce a preocupação de que acidentes como este se repitam, com consequências mais graves.

CAÇA DIFÍCIL

As incursões dos javalis, espécie que regressou à Arrábida há cerca de quatro anos, depois de se terem extinguido na região no início do século passado, levaram à realização de uma reunião entre moradores, autarcas, autoridades e empresários da região. António Soares Franco, presidente da empresa vinícola José Maria da Fonseca, esteve nessa reunião, em que se discutiram formas de controlar a população de javalis. "Sou caçador há mais de quarenta anos e vai ser muito difícil controlar os animais que andam na serra. Já se fizeram caçadas com montarias [prática em que se usam cães], mas o terreno da Arrábida não é propício. Não há clareiras que permitam fazer tiro em segurança e com eficácia. O que se pode fazer é organizar esperas, mas isso obrigaria a que se concedessem novas licenças de caça aos proprietários dos terrenos, o que o Parque não permite há muitos anos."

Soares Franco tem licença para caçar nas suas terras e já abateu alguns animais. Mas para a caça ser eficaz seria preciso haver um esforço coletivo. "Teria de haver um entendimento entre os proprietários para uma caça organizada, com comedouros que atraíssem os animais. O javali caça-se com uma carabina equipada com um óculo. Só se tem uma oportunidade de acertar", explica o empresário, para quem a pior opção é não fazer nada. "Os javalis da Arrábida estão sem controlo. Continuam a reproduzir-se e a população está a crescer. É impossível dizer ao certo quantos animais andam por aqui, mas arriscaria dizer que serão entre 150 a 200."



Correio da Manhã
João Gil
João Gil

Mensagens : 209
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica

Ir para o topo Ir para baixo

Javalis na Arrábida Empty Re: Javalis na Arrábida

Mensagem  SPEEDS Seg Jul 29, 2013 12:51 pm

Muita gente ja la faz esperas ilegais,sao as carradas!e andao grandes navalheiros,ja descobri, algumas banhas naturais,pegadas e pinheiros navalhados. E ja foi descoberto passagens armadas com percurtores,isso sim,é um perigo,para todos!
SPEEDS
SPEEDS
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 40
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos